Como uma dieta pode fazer os alimentos trabalharem pela proteção da sua saúde

A função imunológica saudável e equilibrada é a melhor defesa de qualquer pessoa contra qualquer doença e uma das chaves para isso está na Nutrição. “Construímos glóbulos brancos, enzimas e anticorpos todos os dias, e os alimentos que você ingere são literalmente a fonte de seus materiais de construção”. ensina o especialista em medicina preventiva David Katz, MD.

Os hábitos de alimentação concentrados no consumo de alimentos altamente processados ou fritos, com alto teor de açúcar adicionado e não os orgânicos, cultivados com glifosato (um dos principais ingredientes dos herbicidas), tem forte potencial de enfraquecer nosso sistema imunológico. Uma única refeição pode alterar a forma como as células imunológicas respondem à provocação e os efeitos se acumulam ao longo de horas, dias e semanas.

Thiago Larcerda, Diretor Tecnico Clínica Omnis Saúde Integrativa

Ação e Reação – A Por outro lado, os alimentos ricos em polifenóis – compostos vegetais benéficos encontrados em muitos vegetais, frutas e leguminosas – apoiam a função imunológica. “É possível inverter um ciclo de danificação do sistema imunológico em apenas algumas semanas, com ajustes da dieta. O organismo dá respostas rápidas” explica o Diretor Técnico da Clínica Omnis, Thiago Lacerda.

A conhecida “dieta mediterrânea”, composta de muitos vegetais coloridos, nozes e azeite de oliva, associados a quantidades moderadas de proteína e o consumo moderado de vinho tinto fornece um bom modelo geral para alimentação de suporte imunológico.

composição de ingredientes característicos da chamada Dieta Mediterrânea

Conheça as “superestrelas” de equilíbrio do sistema imunológico:

Chá verde

Rico em polifenóis incluindo antioxidantes potentes chamados catequinas, que têm propriedades antimicrobianas e podem ajudar a proteger contra a gripe. Ele também contém quercetina, um flavonóide que chamado por especialistas de “agente de suporte imunológico consagrado”.

Frutas vermelhas

Fonte potente de flavonóides de suporte imunológico. “Quando você come frutas vermelhas, a maioria dessas moléculas de pigmento vai para o cólon, onde as bactérias as quebram em moléculas menores que escapam e circulam no corpo, exercendo efeitos antivirais”, diz David Nieman, DrPH, FACSM, um imunologista de exercícios na North Universidade Estadual dos Apalaches de Carolina. As frutas cítricas, por sua vez, fornecem vitamina C em abundância auxiliam na formação de células brancas do sangue.

Cúrcuma

Com seu amarelo alaranjado profundo da curcumina, um composto que ajuda a equilibrar o sistema imunológico. Tem um efeito modulador nas células T, células B, macrófagos e outras células do sistema imunológico, e também pode aumentar a resposta de anticorpos.

Alho

Contém compostos sulfúricos com uma variedade de efeitos antimicrobianos, como a inibição da formação de biofilme de bactérias. Ele também tem propriedades antivirais naturais.

Alimentos Fermentados

Como o chucrute e outros que contêm bactérias do ácido láctico, que produzem compostos no intestino que estimulam o sistema imunológico a entrar em ação.

Cogumelos

São ricos em beta-glucanos, um imunomodulador que ativa macrófagos, células assassinas naturais, células dendríticas e neutrófilos.

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