Melhor condicionamento físico pode reduzir a gravidade do Covid-19

A aptidão aeróbia desempenha um papel fundamental na defesa do coronavírus e na redução do risco de hospitalização, de acordo com pesquisas recentes.

Pessoas com melhor condicionamento aeróbio têm menos probabilidade de serem hospitalizadas devido ao COVID-19, descobriu um novo estudo publicado na edição de janeiro de 2021 da Mayo Clinic Proceedings . O estudo é acompanhado por um editorial saudando a pesquisa e afirmando que “O ajuste é no COVID-19, futuras pandemias e vida saudável em geral”.

Numerosos estudos anteriores reforçaram o valor da aptidão cardiorrespiratória – aptidão do coração e dos pulmões – para manter a saúde geral, bem como desenvolver imunidade contra vírus, gripes bacterianas e outras doenças crônicas. E uma meta-revisão da Universidade de New Orleans de outros estudos recentes descobriu que o condicionamento físico é uma defesa chave contra a gravidade do coronavírus.

Esta é a primeira pesquisa, no entanto, a encontrar uma relação direta entre a aptidão aeróbia e o risco de hospitalização do COVID-19.

“Este é mais um motivo para fazer aquela caminhada ou subir na bicicleta ergométrica”, disse o pesquisador principal Clinton Brawner, PhD, fisiologista clínico do exercício em Cardiologia Preventiva do Hospital Henry Ford em Detroit. “Isso contribui para o entendimento atual de que exercícios e bons níveis de condicionamento estão relacionados a um menor risco de infecções do trato respiratório superior, como COVID-19, e sugere que as pessoas geralmente podem tolerar melhor essa infecção se estiverem mais em forma”.

Infecções virais respiratórias, como COVID, causam uma resposta inflamatória sistêmica que impõe uma carga substancial no coração e nos pulmões, explicam os autores do estudo. O exercício aeróbico – incluindo caminhada, corrida, remo e ciclismo – aumenta a aptidão cardiopulmonar de uma pessoa e melhora a função imunológica, ambos os quais desempenham um papel importante na redução dos efeitos negativos associados às infecções respiratórias, observam.

O estudo acompanhou 1.181 participantes que realizaram um teste de esforço em esteira entre janeiro de 2016 e fevereiro de 2020 e foram testados para COVID na primavera de 2020. Desse grupo, 246 (21 por cento) testaram positivo para o vírus; 89 deles (36 por cento) foram hospitalizados.

Os pesquisadores examinaram a diferença na aptidão aeróbia entre pacientes com COVID que foram hospitalizados e aqueles que não foram, usando a medida padrão de aptidão aeróbia de testes de esforço ergométrico – equivalentes metabólicos da tarefa (METs). Um MET é aproximadamente equivalente à quantidade de energia usada em repouso sentado; caminhar em um ritmo normal requer cerca de 3,5 METs.


Os pesquisadores descobriram que aqueles que foram hospitalizados tinham um condicionamento físico inferior do que aqueles que não foram hospitalizados. E níveis de aptidão mais elevados forneceram mais garantia: cada pico de aptidão de 1 MET superior foi associado a um risco 13 por cento menor de hospitalização devido ao COVID.
Fumar, hipertensão e diabetes tipo 2 têm o maior impacto na saúde nos Estados Unidos, observam os pesquisadores. Mas eles acreditam que os fatores de risco de baixo condicionamento físico, falta de exercícios regulares e obesidade afeta mais pessoas do que qualquer outro fator de risco modificável.

A recomendação atual da Organização Mundial da Saúde (OMS) é fazer pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada por semana. No verão de 2020, o American College of Sports Medicine (ACSM) aconselhou 150 a 300 minutos de exercícios moderados a vigorosos a cada semana para reduzir os riscos de COVID-19 grave. Esta prescrição de exercício para pessoas de 18 a 64 anos reduz o risco de doença coronariana, hipertensão, derrame, diabetes tipo 2, síndrome metabólica, câncer de cólon e de mama, bem como depressão.

“Não precisa ser de 150 a 300 [minutos exatamente]”, diz William Roberts, MD, MS, professor do Departamento de Medicina da Família e Saúde Comunitária da Universidade de Minnesota. Se você só consegue entrar 30 minutos por semana ou 60 minutos, é melhor do que nada. A coisa mais importante. . . é sair do sofá. ”

Ao revisar o estudo, os editores da Mayo Clinic Proceedings concluem: “O aumento da atividade física e da aptidão geral, tanto a aptidão cardiorrespiratória quanto a muscular, é uma abordagem essencial para prevenir doenças cardiovasculares e resultados adversos de doenças cardiovasculares, bem como provavelmente melhorar o prognóstico em futuras pandemias”.

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